RadioEduca Web

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

ELYDIO DOS SANTOS NETO FALA SOBRE A EDUCAÇÃO TRANSPESSOAL...


PARTE 1


O diretor da Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo, o prof. dr. Elydio dos Santos Neto, é autor do livro “Por uma educação Transpessoal”, lançado pela Editora Metodista e Editora Lucerna. Sua obra baseia-se numa nova interpretação sobre a educação escolar que aborda fatores que vão além dos questionados pela sociedade. O professor considera o aspecto espiritual como fundamental para o desenvolvimento humano.

Espaço Cidadania: O que é educação transpessoal?

Elydio dos Santos Neto: É uma proposta educacional preocupada em educar na e para a ‘inteireza’ do ser humano, isto é, preocupada em educar não apenas os aspectos racionais do ser humano, mas também outros aspectos que integram nossa condição humana, de modo especial, os aspectos relativos ao corpo, às emoções e à espiritualidade.

EC: O que quer dizer a expressão transpessoal?

Elydio: O termo transpessoal expressa uma concepção mais ampliada de ser humano, isto é, ele não se reduz ao seu ego construído na cultura e nas sociedades. É isto também, mas não só isto. Compreende que a construção do humano exige o pessoal e o transpessoal. Este transpessoal significa ‘sair de si’, de seu ego racional, e mover-se em direção aos níveis mais profundos de si mesmo; em direção aos outros seres humanos na vida interpes-soal, social e cultural; em direção à natureza, aos demais viventes e ao próprio cosmo.

EC: Quais aspectos a educação transpessoal considera?

Elydio: Como outras abordagens, a educação transpessoal considera fundamental a transmissão crítica dos conhecimentos, assim como a inserção do educando no processo de construção de conhecimentos. Entende, porém, que isto não pode limitar-se a conhecimentos de natureza apenas técnica, conceitual e que venham responder aos interesses da economia e do mercado.

EC: Qual a contribuição desse pensamento para a sociedade atual?

Elydio: Vivemos numa sociedade capitalista, que educa as pessoas para aceitarem que o sentido maior está no consumo. Eu entendo que esta sociedade precisa ser transformada. Trabalho intelectual e religação dos aspectos internos são, pois, mais uma possibilidade de ajudar o processo de transformação pessoal e favorecer o desenvolvimento de uma postura política a favor da construção de uma cultura com capacidade de justiça e solidariedade. A educação não pode fazer isto sozinha, mas pode ajudar. Isto seria uma grande contribuição à nossa sociedade.

EC: Como a educação pode transformar a vida das pessoas?

Elydio: A proposta que faço com a educação transpessoal é de educar na e para a inteireza do ser humano, ou seja, favorecer que no processo de constituir-se a si mesmo sejam integrados os diversos aspectos de nossa complexidade e, a partir daí, fortalecer o sujeito para participar do processo de transformação da sociedade. Isto pode ser feito no cotidiano da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário