A EMEF Otávio Reis, no dia 17 de outubro, transformou as salas de aula de sua escola em regiões brasileiras. Cada sala representava uma região e teve a participação de alunos de diferentes séries e de toda a comunidade escolar.
Temos observado a falta de interesse e de motivação das crianças e dos jovens para a aprendizagem no contexto escolar,
neste caso aulas de geografia sobre as regiões brasileiras. A maioria prefere buscar as informações que são transmitidas em sala de aula num simples clique na web. E muitos, já se deram conta de que tudo o que é informado em aula está na internet e passam a questionar a importância da figura do professor, que deve ser o instigador para as pesquisas dos alunos e o orientador quanto às descobertas.
Esta falta de interesse ou desmotivação, pode estar relacionada à metodologia aplicada e no contexto geral das próprias aulas de Geografia, onde, em muitos casos, o professor somente transmite conhecimento, sem respeitar as experiências dos alunos que são fundamentais para interligar o conteúdo com a realidade. Como podemos observar nas atividades abaixo, os alunos, desde a Educação infantil, até o 9º ano do ensino fundamental, conheceram e experienciaram - através da dança, teatro, música, produção de filmes, maquetes, artesanato, pratos típicos - os aspectos geográficos, históricos, culturais e ambientais de todas as regiões brasileiras.
Ao aprender essa disciplina, desta forma, o aluno vai ter mais consciência do espaço em que vive, das desigualdades sociais, dos grandes problemas do lugar em que vive e do resto do mundo, que não se limita apenas em conhecer e localizar, mas também, analisar, compreender, propor soluções, e sentir através das experiências construídas coletivamente no ambiente escolar, que é capaz de transformar para melhor o mundo em que vive.
(Escrito em 18/10/2014 por Luza Mai Marques Seckler)
Horário
Manhã
– Organização
das salas temáticas – 8h às 10h
Visitação às salas temáticas – 10h às 12h
Tarde
– Visitação
às salas temáticas – 13h às 17h
Atividades
·
Apresentações
Artísticas: música, dança, teatro...
·
Exposição:
imagens, cartazes informativos, gráficos, mapas, bandeiras, maquetes,
pesquisas, desenhos, artesanato, pratos típicos, receitas...
·
Portfólio:
material produzido e pesquisado sobre cada região.
ANOS
FINAIS (Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste)
·
Aspectos geográficos
·
Aspectos históricos
·
Aspectos culturais
·
Apresentações artísticas
·
Aspectos ambientais
·
Pratos típicos
ANOS
INICIAIS E 5º ANO (Sul)
·
Aspectos geográficos e históricos
·
Aspectos culturais
·
Apresentações artísticas
·
Aspectos ambientais
·
Pratos típicos
EDUCAÇÃO
INFANTIL (Cidade/Comunidade escolar)
·
Aspectos geográficos, históricos e
ambientais
·
Aspectos culturais
·
Apresentações artísticas
· Pratos típicos............................................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário