RadioEduca Web

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

ESCOLA OTÁVIO REIS REALIZA FEIRA DAS REGIÕES BRASILEIRAS...

OUÇA AQUI ALGUMAS  ENTREVISTAS REALIZADAS COM PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA...





          A EMEF Otávio Reis, no dia 17 de outubro,   transformou as salas de aula de sua escola em regiões brasileiras. Cada sala representava uma região e teve a participação de alunos de diferentes séries e de toda a comunidade escolar.

        Temos observado a falta de interesse e de motivação das  crianças e dos jovens para a aprendizagem no contexto escolar, 
neste caso aulas de geografia sobre as regiões brasileiras. A maioria prefere buscar as informações que são transmitidas em sala de aula num simples clique na web. E muitos, já se deram conta de que tudo o que é informado em aula está na internet e passam a questionar a importância da figura do professor, que deve ser o instigador para as pesquisas dos alunos e o orientador quanto às descobertas. 
        Esta falta de interesse ou desmotivação, pode estar relacionada à metodologia aplicada e no contexto geral das próprias aulas de Geografia, onde, em muitos casos, o professor somente transmite conhecimento, sem respeitar  as experiências dos alunos que são fundamentais para interligar o conteúdo com a realidade. Como podemos observar nas atividades abaixo, os alunos, desde a Educação infantil, até o 9º ano do ensino fundamental, conheceram e experienciaram - através da dança, teatro, música, produção de filmes, maquetes, artesanato, pratos típicos - os aspectos geográficos, históricos, culturais e ambientais de todas as regiões brasileiras.
       Ao aprender essa disciplina, desta forma, o aluno vai ter mais consciência do espaço em que vive, das desigualdades sociais, dos grandes problemas do lugar em que vive e do resto do mundo, que não se limita apenas em conhecer e localizar, mas também, analisar, compreender, propor soluções, e sentir através das experiências construídas coletivamente no ambiente escolar, que é capaz de transformar para melhor o  mundo em que vive.
                                 
                                                          (Escrito em 18/10/2014 por  Luza Mai Marques Seckler)

 
Horário
Manhã – Organização das salas temáticas – 8h às 10h
                Visitação às salas temáticas – 10h às 12h
Tarde – Visitação às salas temáticas – 13h às 17h

Atividades

·         Apresentações Artísticas: música, dança, teatro...
·         Exposição: imagens, cartazes informativos, gráficos, mapas, bandeiras, maquetes, pesquisas, desenhos, artesanato, pratos típicos, receitas...
·         Portfólio: material produzido e pesquisado sobre cada região.

ANOS FINAIS (Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste)
·         Aspectos geográficos
·         Aspectos históricos
·         Aspectos culturais
·         Apresentações artísticas
·         Aspectos ambientais
·         Pratos típicos

ANOS INICIAIS E 5º ANO (Sul)
·         Aspectos geográficos e históricos
·         Aspectos culturais
·         Apresentações artísticas
·         Aspectos ambientais
·         Pratos típicos

EDUCAÇÃO INFANTIL (Cidade/Comunidade escolar)
·         Aspectos geográficos, históricos e ambientais
·         Aspectos culturais
·         Apresentações artísticas
·      Pratos típicos

............................................................................................................




       

Nenhum comentário:

Postar um comentário