RadioEduca Web

terça-feira, 11 de março de 2014

OUÇA AGORA: GRANDES VULTOS DA HISTÓRIA...QUEM FOI FERDINAND DE SAUSSURE?

    


     Ferdinand de Saussure (Genebra, 26 de novembro de 1857 — Morges, 22 de fevereiro de 1913) foi um linguista e filósofo suíço, cujas elaborações teóricas propiciaram o desenvolvimento da linguística enquanto ciência autônoma. Seu pensamento exerceu grande influência sobre o campo da teoria da literatura e dos estudos culturais.

     Saussure entendia a linguística como um ramo da ciência mais geral dos signos, que ele propôs fosse chamada de Semiologia. Graças aos seus estudos e ao trabalho de Leonard Bloomfield, a linguística adquiriu autonomia, objeto e método próprios. Seus conceitos serviram de base para o desenvolvimento do estruturalismo no século XX. (https://pt.wikipedia.org)

   A LINGUÍSTICA é uma ciência que trouxe inúmeras contribuições para o ensino da Língua Portuguesa, através de um estudo aprofundado dos fenômenos da linguagem, principalmente, no que diz respeito aos aspectos discursivos da mesma.
      Essa ciência estimula o abandono a um ensino voltado para a memorização de regras e nomenclaturas pela substituição de outro, cuja  finalidade é o desenvolvimento da competência linguístico-textual, isto é, o desenvolvimento da capacidade de produzir e interpretar textos em diferentes situações sociocomunicativas. 
Saiba quem foi  Ferdinand de Saussure e qual a sua importância neste contexto...(Luza Mai- 11/03/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário