Acompanhe nossos programas educativos:
O USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO
Professor de Física Sérgio Lima
Estamos disponibilizando uma palestra com o professor de Física Sérgio Lima do Colégio Pedro II, situado no Rio de Janeiro, sobre a importância do uso do BLOG na Educação. Além de comentar sobre a sua prática pedagógica, ele ensina e dá dicas de como usar essa ferramenta em sala de aula e fora dela.
Ladislau Dowbor -
Frente à explosão atual do universo do conhecimento, e das tecnologias correspondentes, a escola tem de repensar o seu papel. A visão geral, é que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora, e mais organizadora dos diversos espaços de conhecimento que hoje se multiplicam, com televisão, internet, cursos de atualização tecnológica, processos de requalificação empresarial e assim por diante. Na sociedade do conhecimento, a escola, que tem no conhecimento a sua matéria prima, tem de assumir um papel muito mais central.Entrevista concedida à Rede Vida.
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: Nilbo Nogueira
Quais são os desafios para aliar tecnologia à educação?
No programa produzido pela equipe do jornal Estado de São Paulo, o educador Nilbo Nogueira afirma que não basta ter tecnologia, é necessário inovar na abordagem e na metodologia. O professor ainda fala dos desafios para professores, alunos e de educação a distância.
LEONARDO DA VINCI –
Pintor, escultor, arquitecto e engenheiro, Leonardo da Vinci foi o talento mais versátil da Itália do Renascimento. Os seus desenhos, combinando uma precisão científica com um grande poder imaginativo, reflectem a enorme vastidão dos seus interesses, que iam desde a biologia, à fisiologia, à hidráulica, à aeronáutica e à matemática.
Não se sabe muito mais acerca da educação e formação do artista, no entanto, muitos autores afirmam que o seu conhecimento não provém de fontes tradicionais, mas sim da observação pessoal e da aplicação prática das suas ideias.
Durante o apogeu do renascimento, Da Vinci, enquanto anatomista, preocupou-se com os sistemas internos do corpo humano, e enquanto artista interessou-se pelos detalhes externos da forma humana, estudando exaustivamente as suas proporções. A seguinte imagem resulta destes seus interesses.
Conheça aspectos importantes da vida e da obra desse grande gênio da humanidade; -
- Duração: 22 ' 05 "
O SABER E O SABOR – Rubens Alves e outros Educadores
Documentário em que vários educadores, entre outros, Rubem Alves e Terezinha Azeredo Rios, discute, de modo geral, e falam sobre o papel da mesma no mundo contemporâneo, marcado pelas tecnologias.
- Duração: 23 ' 56 "
APRENDER A SER E APRENDER A CONVIVER:
Rubem Alves falando sobre aprender a SER e aprender a CONVIVER, dois grandes desafios para a Educação no século XXI...
A prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento: APRENDER A CONHECER, indica interesse, a abertura para o conhecimento, que realmente liberta da ignorância; APRENDER A FAZER mostra a coragem de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar; APRENDER A CONVIVER traz o desafio da convivência que apresenta o respeito a todos e o exercício de fraternidade como caminho do entendimento; e, finalmente, APRENDER A SER, que talvez seja o mais importante por explicitar o papel do cidadão e o objetivo de viver. (DELLORS)
- Duração: 08 ' 50 "
FILÓSOFOS E A EDUCAÇÃO
1. SOCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES
Sócrates, Platão e Aristóteles inauguram a filosofia ocidental. Afirmam a condição do homem como estando fundada numa essência, imutável e eterna, perfeita em si mesma, mas comprometida por seu vínculo à matéria. O pensamento desses filósofos gregos está profundamente ligado à educação.
Sócrates faz uma defesa intransigente do conhecimento, Platão apresenta a perfeição do mundo das idéias e Aristóteles acredita que a educação é a
transformação em ato das potencialidades dos homens. Para eles, a educação deve ser o processo para levar o homem ao máximo possível de sua perfeição.
- Duração: 25’
Referência: Realização: Atta Mídia e Educação. Brasil, 2010
A CARTOMANTE - Conto de Machado de Assis
O conto A Cartomante, de Machado de Assis, mostra a visão objetiva e pessimista da vida, do mundo e das pessoas (abolição do final feliz). A autor faz uma análise psicológica das contradições humanas na criação de personagens imprevisíveis, jogando com insinuações em que se misturam a ingenuidade e malícia, sinceridade e hipocrisia.
Crítica humorada e irônica das situações humanas, das relações entre os personagens e seus padrões de comportamento. Linguagem sóbria que, entretanto, não despreza os detalhes necessários a uma análise profunda da psicologia humana.
REFERÊNCIAS: O material divulgado aqui tem fins educacionais, nunca comercial ou lucrativo para qualquer entidade. As palestras, assistidas no www.youtube.com.br, ou no site do MEC, foram convertidas para mp3 e realizadas sinopses de acordo com o seu conteúdo temático.
O conto A Cartomante, de Machado de Assis, mostra a visão objetiva e pessimista da vida, do mundo e das pessoas (abolição do final feliz). A autor faz uma análise psicológica das contradições humanas na criação de personagens imprevisíveis, jogando com insinuações em que se misturam a ingenuidade e malícia, sinceridade e hipocrisia.
Crítica humorada e irônica das situações humanas, das relações entre os personagens e seus padrões de comportamento. Linguagem sóbria que, entretanto, não despreza os detalhes necessários a uma análise profunda da psicologia humana.
REFERÊNCIAS: O material divulgado aqui tem fins educacionais, nunca comercial ou lucrativo para qualquer entidade. As palestras, assistidas no www.youtube.com.br, ou no site do MEC, foram convertidas para mp3 e realizadas sinopses de acordo com o seu conteúdo temático.
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